Sites Grátis no Comunidades.net
Crie seu próprio Site Grátis! Templates em HTML5 e Flash, Galerias em 2D e 3D, Widgets, Publicação do Site e muito mais!

"ELETRICIDADE EM REVISTA " - HENRIQUE SALATIEL DA SILVA


Rating: 3.0/5 (348 votos)




ONLINE
1







Total de visitas: 83567
POTÊNCIA ATIVA E REATIVA

 Ω  POTÊNCIA ATIVA E REATIVA


Ω. A maioria das cargas das unidades consumidoras consome energia reativa indutiva, como motores,transformadores,lampadas de descarga, fornos de indução, entre outros. As cargas indutivas necessitam de campo eletromagnético para seu funcionamento, por isso sua operação requer dois tipos de potencia:

 

      ΩPotencia reativa - Medida em Kvar, usada apenas para criar e manter os campos eletromagnéticos das cargas indutivas.Quantidade d energia elétrica que circula continuamente entre os diversos campos elétricos e magnéticos de um sistema de corrente alternada, sem produzir trabalho, expressa em quilovolt ampére-reativo-hora(KVArh).


ΩPOTENCIA - Energia elétrica ativa referida à unidade de tempo expressa em quilowatt (KW)

 

    Ω.  DEMANDA - Médias das potencias elétricas ativas ou reativas, solicitadas ao sistema elétricopela parcela da carga instalada em operação na unidade consumidora, durante um intervalo de tempo especificado.

 

   Ω.  DEMANDA MEDIDA - Maior demanda de potëncia ativaa, verificada por pedição, integralizada no intervalo de 15(quinze) minutos durante o período de faturamento, expressa em quilowatts(KW).

 

  Ω.  DEMANDA MÉDIDA - O valor de demanda consumida em um periodo de tempo definido, calculado pela relação entre a energia ativa e neste período e o número de horas do mesmo período, expressa em quilowatt(KW).

 

  Ω.  FATOR DE POTËNCIA - Relação entre a energia ativa e a raiz quadrda da soma dos quadrados da energia ativa e reativa, no mesmo período de tempo definido.

 

 Ω.  FATOR DE CARGA - Relação entre a demanda média e a demanda máxima ocorridas no mesmo intervalo de tempo definido.

 

  Assim, enquanto a potencia ativa é sempre consumida na execução de trabalho, a potencia reativa, além de não produzir trabalho, circula entre a carga e a fonte de alimentação, ocupando um "espaço" no sistema elétrico que poderia ser utilizado para fornecer energia ativa.

        A potencia ativa e a potencia reativa, juntas constituem a potencia aparente, medida em KVA, que é a potencia total gerada e transformada á carga.

 

 Como devo proceder para solicitar uma ligação nova ?

 

       Cumprindo as normas da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), conforme Resolução 456/2000, Art. 3º, para a solicitação do serviço de Ligação Nova, o consumidor deverá comparecer ao Posto de Atendimento. A medida foi adotada para que o consumidor possa assinar o contrato de fornecimento de energia elétrica (Contrato de Adesão).

Para que o serviço seja solicitado é necessário que o consumidor siga os procedimentos abaixo:

1. Apresentar documento original do RG e CPF;

2. Apresentar comprovante de propriedade do imóvel;

3. Informar o endereço do local onde será realizada a ligação nova, bem como o ponto de referência. Se possível o número do poste que fica em frente da residência;

4. Informar qual o tipo de ligação desejada – Monofásica, Bifásica ou Trifásica;

5. Informar a carga instalada que irá utilizar – Eletro doméstico, eletrônico etc.

6. Informar a classe de renda do local – Residencial, Comercial, Industrial etc.

7. O serviço só poderá ser solicitado pelo titular da conta de energia;

8. Por terceiros, somente com Procuração passada pelo titular da conta de energia (autenticada em cartório);

9. O solicitante não poderá possuir débitos em outra unidade consumidora;

10. O padrão para a instalação do Medidor deverá estar pronto.

 

Como devo proceder para solicitar a execução de um serviço que não foi concluído ?

 

O retorno do serviço que não foi concluído pode ser feito em um dos nossos Postos de Atendimento; pela Central de Atendimento Telefônico: 0800 701 3001 e pela internet. O cliente deve ter em mãos o número da Ordem de Serviço, fornecido no momento do atendimento, ou a conta de energia.

 

Como devo proceder para mudança de titularidade ?

 

                        1 - Compra e Venda ou Permuta (Troca): RG e CPF, recibo de compra e venda ou escritura do imóvel, IPTU, documento de Permuta (troca) devidamente reconhecido em cartório. Caso não seja o proprietário, apresentar procuração e xérox do RG e CPF do mesmo.

                        2 - Áreas não Regularizadas: RG e CPF, documento definitivo da SETHAB, certidão emitida pela prefeitura: Termo de Ocupação da URBAM. Caso não seja o proprietário, apresentar procuração e xérox do RG e CPF do mesmo.

                        3- Para locação: RG e CPF, recibo de compra e venda, IPTU ou Escritura do imóvel, caso a fatura não esteja em nome do locador, contrato de locação reconhecido em cartório com o período vigente. (Autorização no contrato para o inquilino fazer a transferência de nome).

                        4- Pessoa Jurídica: Recibo de compra e venda, escritura do imóvel ou registro do imóvel
ou IPTU, Contrato Social, Contrato de firma individual, Estatuto ou Ata (para casos de instituições religiosas), CNPJ via internet, Inscrição Estadual ou Municipal. Caso não seja seja sócio ou membro da instituição, apresentar procuração e xérox do RG e CPF do mesmo.

                         5- Falecimento: Para cônjuges: RG e CPF, Certidão de casamento, Atestado de Óbito, Recibo de compra e venda ou Escritura do imóvel, IPTU.

                        Obs 1: Verificar se existe por parte do atual proprietário, sentença de ação judicial, inclusive auto de emissão de posse (Ação de despejo). Caso haja, solicitar xérox autenticadas em cartório.

Obs 2: TODA DOCUMENTAÇÃO ORIGINAL DEVERÁ ESTAR RECONHECIDA EM CARTÓRIO.

Obs 3: TODOS OS DÉBITOS PAGOS EM NOME DO ANTIGO PROPRIETÁRIO.


Como devo proceder para solicitar uma mudança do tipo de ligação de monofásica para bifásica ou trifásica, ou de bifásica para trifásica ?

       O serviço de mudança do tipo de ligação pode ser solicitado em um dos nossos Postos de Atendimento, pela internet e pela Central de Atendimento Telefônico – 0800 701 3001.

      Pela Central de Atendimento: Somente o titular da conta de energia pode solicitar o serviço, informando o número do RG, CPF, Data de Nascimento, Nome da Mãe e Telefone para Contato. Salientamos ainda que não poderá haver débitos perante a Amazonas Energia no nome do titular da fatura no ato da solicitação.

      Pelos Postos de Atendimento: O titular da conta de energia deve apresentar RG, CPF. Não pode haver débitos perante a Amazonas Energia.

           Pela Internet: Acessar Atendimento (na página principal), Serviços solicitados pelo 0800 e via on line, Solicitações de Serviços. Preencha corretamente o formulário e selecione o serviço desejado. A solicitação só será aceita mediante o preenchimento correto do formulário.

Observação: Outra pessoa só poderá solicitar o serviço, mediante a apresentação de uma Procuração passada pelo titular da fatura, juntamente com os documentos do procurador.

 

Como posso saber se uma unidade consumidora possui débitos ?

              Os débitos podem ser informados tanto pelos Postos de Atendimento, Internet e Central de Atendimento Telefônico: 0800 701 3001. Os débitos só poderão ser informados para o titular da conta de energia, mediante a informação do RG, CPF, Data de Nascimento e Nome da Mãe. O procedimento é adotado pela concessionária para garantir comodidade e segurança no atendimento prestado a seus clientes.

 

Onde posso reclamar sobre os serviços de leitura e entrega de contas ?

Em um dos nossos Postos de Atendimento, pela Internet e pela Central de Atendimento Telefônico: 0800 701 3001, preferencialmente de posse de uma conta de energia elétrica. A reclamação só poderá ser feita pelo titular da conta de energia elétrica, informando os seus dados cadastrais.

 

Como posso obter a segunda via de uma conta de energia elétrica ?

Pela Internet, em um dos nossos Postos de Atendimento e pela Central de Atendimento Telefônico: 0800 701 3001. A solicitação pode ser feita pelo titular da conta de energia ou por terceiros. Para isso o solicitante deverá informar o número do RG e CPF.

 

 Após o vencimento, posso utilizar a fatura de energia elétrica em meu poder para efetuar o pagamento? Em que local  ?

 

A fatura de energia elétrica original, mesmo após o vencimento, poderá ser paga em qualquer Agente Arrecadador credenciado pela Amazonas Energia. – Bancos, Casas Lotéricas, Agências do Correio e Drogarias.

 

Qual o valor da multa para pagamento após vencimento e quando ela é cobrada ?

 

Cumprindo as normas da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), conforme Resolução 456/2000, Art. 89º, a multa cobrada será de 2% (dois por cento) sobre o valor total da fatura e será lançada na próxima fatura após o respectivo pagamento.

 

Por que o consumo de energia elétrica pode sofre variações de um mës para outro ?

 

Apresentamos abaixo algumas variáveis que provocam oscilações no consumo mensal, tanto a maior quanto a menor e poderão atuar isoladamente (sem separação) ou em conjunto:

  • Compra ou venda de eletrodomésticos.
  • Maior ou menor intensidade no uso da energia elétrica.
  • Número de pessoas que habitam o imóvel.
  • Condições climáticas (o consumo aumenta no verão)
  • Consumos atípicos provocados por reformas, festividades e etc.
  • Hábitos e costumes dos clientes.
  • Adoção de medidas de conservação de energia elétrica.
  • Período de leituras e número de dias do mês
  • Erros de leituras por ocasião da realização da leitura mensal.
  • Faturamentos por médias nos meses anteriores provocados por impedimentos ocasionais para leitura dos medidores.
  • Erros de leituras por ocasião da realização da leitura mensal.
  • Defeito ou avaria do medidor.
  • Condições técnicas das instalações elétricas.


 É possível conferir o consumo que está sendo cobrado com o valor registrado no medidor ?

         conheça sua Conta de Energia

Com quantos dias de atraso o fornecimento de energia é interrompido ?

 

Cumprindo as normas da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), conforme Resolução 456/2000, Art. 91º, após o vencimento, a qualquer momento a concessionária de energia elétrica pode enviar para o cliente um aviso de corte que não sendo atendido no prazo máximo de 15 dias pode motivar a suspensão do fornecimento.

 

Economize Energia

 

Anualmente a Eletrobras Amazonas Energia patrocina a implementação de projetos cujas ações objetivam o combate ao desperdício de energia elétrica com enfoque principal para as mudanças do hábito de consumo da sociedade. Você também pode participar desse combate, economizando a energia elétrica utilizada em sua residência, adotando hábitos do tipo:

Ao comprar eletrodomésticos, sempre comparar o consumo de energia entre os modelos e marcas. Os que menos consomem energia são aqueles com o selo do Programa Nacional de Combate ao Desperdício de Energia Elétrica – PROCEL.

  • Apagar as luzes sempre que deixar um ambiente;
  • Aproveitar ao máximo a iluminação natural;
  • Ao viajar por um longo período, não esquecer de desligar a chave geral da sua casa;
  • Usar fios de bitola adequada. Lembre-se que uma instalação elétrica adequada e bem conservada, além da segurança e conforto, proporciona economia de energia;
  • Contratar periodicamente um eletricista para fazer um exame completo da instalação, verificando o estado de conservação e limpeza de todos os componentes. Substitua peças defeituosas ou em más condições de uso.

 

 

Geladeira ou freezer Abaixo vocë tem acesso às informaçoes sobre economia de energia para os principais eletrodomésticos


 

Geladeira ou Freezer

 

 Para evitar que sua geladeira gaste mais que o necessário, observe com cuidado estas recomendações:

 Instale a geladeira em local bem ventilado, desencostada de paredes ou móveis, fora do alcance dos raios solares e distantes de fontes de calor, como fogões ou estufas.

 Não utilize a parte traseira da geladeira para secar panos e roupas. Deixe-a livre e desimpedida.

 É importante ler com atenção o manual de instruções do fabricante, seguindo sua orientação para ajustar a temperatura, degelar, limpar e manter a geladeira em bom estado de conservação.

 Verifique se as borrachas de vedação da porta estão em bom estado. Um modo prático para isso é proceder da seguinte forma:
1. Abra a porta e coloque uma folha de papel entre ela e o gabinete da geladeira.
2. Feche a porta fazendo com que a folha fique presa.
3. Depois, tente retirá-la; se a folha deslizar e sair com facilidade, é sinal de que as borrachas não estão garantindo a vedação. Imediatamente, providencie a sua substituição, pois a perda do frio interno da geladeira aumenta o consumo de eletricidade.

 Não fique abrindo a porta da geladeira sem necessidade. É bom criar o hábito de colocar ou retirar os alimentos e bebidas de uma só vez.

 Não coloque alimentos ainda quentes na geladeira, para não exigir um esforço maior do motor.

 Não coloque líquidos em recipientes sem tampa na geladeira, pois o motor, que também age para retirar a umidade interna, será mais exigido e, portanto, gastará mais energia elétrica.

 Não impeça a circulação interna do ar frio, evitando forrar as prateleiras com tábuas, vidros, plásticos ou quaisquer outros materiais.

 Sua geladeira deve ter a capacidade exata para as necessidades de sua família. Na hora da compra, escolha a de tamanho ideal, pois quanto maior o seu volume, maior o consumo de eletricidade.


Ferro elétrico

 O aquecimento de seu ferro elétrico várias vezes ao dia provoca um desperdício muito grande de energia elétrica. Por isso, habitue-se a acumular a maior quantidade possível de roupa, para passá-la todas de uma só vez.

 Com os ferros automáticos, use a temperatura indicada para cada tipo de tecido. É preferível passar primeiro as roupas que requeiram temperaturas mais baixas.

 Quando tiver necessidades de interromper o serviço, para atender ao telefone ou à campainha ou até para dar uma "espiada " na tevê, não se esqueça de desligar o ferro, pois, além de poupar energia, ainda evitará o risco de provocar algum acidente grave.


Chuveiro elétrico

Nos dias quentes, utilize o chuveiro com a chave na posição "verão". O consumo de energia é bem maior na posição "inverno", cerca de 30% a mais.

Banhos demorados são mais dispendiosos. Limite seu tempo debaixo da água quente ao mínimo indispensável. Procure limpar periodicamente os orifícios de saída de água do chuveiro.

Não tente reaproveitar uma resistência queimada, pois isso acarretará aumento de consumo.


Televisor

 Não deixe o televisor ligado sem necessidade.

Evite o hábito de dormir com o televisor ligado.



Máquina de Lavar

Procure lavar, de uma só vez, a quantidade (peso) máximo de roupa indicada pelo fabricante, para você fazer economia de energia e de água.

Acostume-se a limpar o filtro da máquina com freqüência.
Utilize somente a dosagem correta de sabão especificada pelo fabricante, para que você não tenha que repetir a operação "enxaguar".

Leia com atenção o manual do fabricante, para saber tirar o máximo proveito de sua máquina de lavar.


Condicionador de Ar

 Instale o aparelho em local com boa circulação de ar.

 Mantenha portas e janelas bem fechadas, para evitar a entrada de ar do ambiente externo.

 Limpe periodicamente os filtros. Filtros sujos impedem a circulação livre do ar e foçam o aparelho a trabalhar mais.

 Evite a exposição do aparelho aos raios solares.

 Habitue-se a desligar o condicionador de ar sempre que você tiver de se ausentar do ambiente por tempo prolongado.

 

Máquina de Lavar Louça

 Utilize-se sempre em sua capacidade máxima, evitando ligá-la com pouca louça. Mantenha os filtros limpos de resíduos.

 Quando for usar o detergente, observe bem a quantidade indicada no manual do fabricante.


Secadora de roupa

Regule o tempo de funcionamento da secadora de acordo com a temperatura necessária à secagem dos diversos tipos de tecidos. Para tanto, consulte o manual do fabricante.

Procure usar a máquina só depois de juntar a quantidade de roupa correspondente à sua capacidade máxima. Periodicamente, limpe o filtro de ar.

 

Fuga de Energia

 

 Uma causa muito freqüente do aumento da conta de luz é a fuga de energia, que de maneira idêntica ao vazamento de água (cano furado, goteira etc.), é registrada pelo medidor, significando que você está pagando por uma energia que não foi utilizada.

 As principais causas da fuga de energia são: emenda de fio mal feita, fio desencapado, mal dimensionado, ou com isolação desgastada pelo tempo, podendo também ser provocada por eletrodomésticos defeituosos. Veja como localizar esses defeitos clicando nos links abaixo:


 Na instalação Elétrica


 Desligue todos os aparelhos das tomadas e apague as luzes;

 Verifique se o disco do medidor continua girando. Caso continue, existe fuga de energia;

 Desligue a chave geral que fica ao lado do medidor;

 Se o disco do medidor parar de girar, o defeito é na instalação elétrica. Consulte um eletricista da sua confiança;

 Se o disco do medidor continuar girando, o defeito poderá ser do próprio medidor. Procure uma agência da Eletrobras Amazonas Energia ou ligue para 0800 701 3001 (Ligação gratuita com atendimento 24 horas) e solicite o serviço de aferição do medidor.


Nos eletrodomésticos

 Com a chave geral ligada, mantenha todos os aparelhos desligados das tomadas e as luzes apagadas. Outros equipamentos automáticos, como o rádio-relógio, também devem ser desligados da tomada;

 Ligue um aparelho por vez na tomada, com exceção da geladeira, sem fazê-los funcionar;

 Se o disco do medidor começar a girar, está comprovado que o eletrodoméstico ou a tomada apresenta algum defeito;

 Ligue outro eletrodoméstico na mesma tomada e verifique se o disco do medidor continua a girar.Caso continue girando, o defeito está na tomada.

 

 

É fácil calcular o custo de energia de um eletrodoméstico

CALCULE O CONSUMO

 Saiba quanto cada aparelho "puxa de energia" conforme dados da Eletrobrás abaixo.
 O valor exato do consumo dos equipamentos de uma residência está na placa atrás de cada aparelho.

Aparelhos ElétricosPotência Média
Watts
Dias estimados Uso/MêsMédia Utilização/DiaConsumo Médio Mensal
(Kwh)
ABRIDOR/AFIADOR 135 10 5 min 0,11
AFIADOR DE FACAS 20 5 30 min 0,05
APARELHO DE SOM
3 EM 1
80 20 3 h 4,8
APARELHO DE SOM PEQUENO 20 30 4 h 2,4
AQUECEDOR DE AMBIENTE 1550 15 8 h 186,0
AQUECEDOR DE MAMADEIRA 100 30 15 min 0,75
AR-CONDICIONADO 7.500 BTU 1000 30 8 h 120
AR-CONDICIONADO 10.000 BTU 1350 30 8 h 162
AR-CONDICIONADO 12.000 BTU 1450 30 8 h 174
AR-CONDICIONADO 15.000 BTU 2000 30 8 h 240
AR-CONDICIONADO 18.000 BTU 2100 30 8 h 252
ASPIRADOR DE PÓ 100 30 20 min 10,0
BARBEADOR/DEPILADOR/MASSAGEADOR 10 30 30 min 0,15
BATEDEIRA 120 8 30 h 0,48
BOILER 50 e 60 L 1500 30 6 h 270,0
BOILER 100 L 2030 30 6 h 365,4
BOILER 200 a 500 L 3000 30 6 h 540,0
BOMBA D'ÁGUA 1/4 CV 335 30 30 min 5,02
BOMBA D'ÁGUA 1/2 CV 613 30 30 min 9,20
BOMBA D'ÁGUA 3/4 CV 849 30 30 min 12,74
BOMBA D'ÁGUA 1 CV 1051 30 30 min 15,77
BOMBA AQUÁRIO GRANDE 10 30 24 h 7,2
BOMBA AQUÁRIO PEQUENO 5 30 24 h 3,6
CAFETEIRA ELÉTRICA 600 30 1 h 18,0
CHURRASQUEIRA 3800 5 4 h 76,0
CHUVEIRO ELÉTRICO 3500 30 40 min ** 70,0
CIRCULADOR AR GRANDE 200 30 8 h 48,0
CIRCULADOR AR PEQUENO/MÉDIO 90 30 8 h 21,6
COMPUTADOR/
IMPRESSORA/
ESTABILIZADOR
180 30 3 h 16,2
CORTADOR DE GRAMA
GRANDE
1140 2 2 h 4,5
CORTADOR DE GRAMA
PEQUENO
500 2 2 h 2,0
ENCERADEIRA 500 2 2 h 2,0
ESCOVA DE DENTES
ELÉTRICA
50 30 10 min 0,2
ESPREMEDOR DE FRUTAS 65 20 10 min 0,22
EXAUSTOR FOGÃO 170 30 4 h 20,4
EXAUSTOR PAREDE 110 30 4 h 13,2
FACA ELÉTRICA 220 5 10 min 0,18
FERRO ELÉTRICO AUTOMÁTICO 1000 12 1 h 12,0
FOGÃO COMUM 60 30 5 min 0,15
FOGÃO ELÉTRICO
4 CHAPAS
9120 30 4 h 1094,4
FORNO
À RESISTÊNCIA GRANDE
1500 30 1 h 45,0
FORNO À RESISTÊNCIA
PEQUENO
800 20 1 h 16,0
FORNO MICROONDAS 1200 30 2O min 12,0
FREEZER
VERTICAL/HORIZONTAL
130 - - 50
FRIGOBAR 70 - - 25,0
FRITADEIRA ELÉTRICA 1000 15 30 min 7,5
GELADEIRA
1 PORTA
90 - - 30
GELADEIRA
2 PORTAS
130 - - 55
GRILL 900 10 30 min 4,5
IOGURTEIRA 26 10 30 min 0,1
LÂMPADA FLUORESCENTE
COMPACTA - 11W
11 30 5 h 1,65
LÂMPADA FLUORESCENTE
COMPACTA - 15 W
15 30 5 h 2,2
LÂMPADA FLUORESCENTE
COMPACTA - 23 W
23 30 5 h 3,5
LÂMPADA INCANDESCENTE - 40 W 40 30 5 h 6,0
LÂMPADA INCANDESCENTE - 60 W 60 30 5 h 9,0
LÂMPADA INCANDESCENTE -100 W 100 30 5 h 15,0
LAVADORA DE LOUÇAS 1500 30 40 min 30,0
LAVADORA DE ROUPAS 500 12 1 h 6,0
LIQUIDIFICADOR 300 15 15 min 1,1
MÁQUINA DE COSTURA 100 10 3 h 3,9
MÁQUINA DE FURAR 350 1 1 h 0,35
MICROCOMPUTADOR 120 30 3 h 10,8
MOEDOR DE CARNES 320 20 20 min 1,2
MULTIPROCESSADOR 420 20 1 h 8,4
NEBULIZADOR 40 5 8 h 1,6
OZONIZADOR 100 30 10 h 30,0
PANELA ELÉTRICA 1100 20 2 h 44,0
PIPOQUEIRA 1100 10 15 min 2,75
RÁDIO ELÉTRICO GRANDE 45 30 10 h 13,5
RÁDIO ELÉTRICO PEQUENO 10 30 10 h 3,0
RÁDIO RELÓGIO 5 30 24 h 3,6
SAUNA 5000 5 1 h 25,0
SECADOR DE CABELO GRANDE 1400 30 10 min 7,0
SECADOR DE CABELOS PEQUENO 600 30 15 h 4,5
SECADORA DE ROUPA GRANDE 3500 12 1 h 42,0
SECADORA DE ROUPA PEQUENA 1000 8 1 h 8
SECRETÁRIA ELETRÔNICA 20 30 24 h 14,4
SORVETEIRA 15 5 2 h 0,1
TORNEIRA ELÉTRICA 3500 30 30 min 52,5
TORRADEIRA 800 30 10 min 4,0
TV EM CORES - 14" 60 30 5 h 9,0
TV EM CORES - 18" 70 30 5 h 10,5
TV EM CORES - 20" 90 30 5 h 13,5
TV EM CORES - 29" 110 30 5 h 16,5
TV EM PRETO E BRANCO 40 30 5 h 6,0
TV PORTÁTIL 40 30 5 h 6,0
VENTILADOR DE TETO 120 30 8 h 28,8
VENTILADOR PEQUENO 65 30 8 h 15,6
VÍDEOCASSETE 10 8 2 h 0,16
VÍDEOGAME 15 15 4 h 0,9

 

 Como calcular o custo mensal de um equipamento em meu orçamento doméstico?

 Cálculo da seguinte forma:

 Potência do Equipamento W x Número de horas utilizadas x Número de dias de uso mês, dividido por 1000
 Para achar o valor em Reais multiplique o consumo médio mensal em kWh pelo valor da tarifa cobrada pela concessionária local.

 

 

 Fonte: Amazonas Energia.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Criar um Site Grátis   |   Crear una Página Web Gratis   |   Create a Free Website Denunciar  |  Publicidade  |  Sites Grátis no Comunidades.net